terça-feira, 11 de março de 2008

Blog de papel

Natércia Pontes soluça tão lúcida que começou discreta e silenciosa com seu blog e hoje já tem dois livros publicados. Az mulerez (com um til no L) foi o 1o. Trata-se de um livreto atraente, rosa-shok com vermelho, que conta, em microbiografias, a saga de A a Z de mulheres de todas as espécies. O mais legal do livro é que as folhas são destacáveis. Você pode enviar como cartão postal para sua melhor amiga que mora em Salamanca ou simplesmente colar na janela do seu quarto. Seu outro projeto foi o Semana, que traz 10 escritoras-blogueiras da nova geração. A coletânea traz os mais variados fragmentos de vida das meninas. Cheio de ficcção, poemas, contos, desgraças, lágrimas e cheiro de saudade, o livro traduz em pedaços os diários pessoais das autoras, que saíram do virtual (blogs) e migraram para o papel. Sucesso, delicioso!

Mas todo esse blá blá blá falando de Natércia é somente para traçar aqui alguns comentários sobre o que, para mim, essa misturada pode gerar. Ou já gerou? Ou já pariu? Let´s see...
O que sei é que projetos como esses confirmam o surgimento de uma nova forma de linguagem que permeia entre o virtual e literário. Em Semana é fácil de perceber a herança dos blogs. Na própria paginação, no cantinho da página, ali do lado esquerdo, podemos observar a data e a hora que o texto foi escrito (ou postado?). Com textos híbridos de tom confessional, uma escrita despretensiosa e despreocupada, típica dos blogueiros, é fácil ter a sensação de estar folheando um blog de papel. Interessante também é que os contos e poesias adquirem novas regras, novas formas de “falar”, diferente daquelas que fomos acostumados.

E quem disse que blogueiro não tem futuro como escritor se engana. A filha de Augusto Pontes e suas amigas virtuais provaram isso, não é mesmo? Dessa forma, acho que podemos concluir que sim! Parimos um novo estilo de escrever, muito mais gostoso, vamo combinar?

Um comentário:

Julião Júnior disse...

Olá... estou aqui pra fazer minha tarefa de casa! ehehhehe
Achei bem legal a linguagem q vc utilizou... bem em tom de conversa!
Mas sabe do q eu senti falta? De ver a paginação do livro com data e hora... deu uma curiosidade danada... talvez vc naum tenha achado nenhuma foto com esse conteúdo, mas caso naum tenha pensado no assunto, fica a sugestão!!!
Valeu!!!
:P